UOL

BÚSCAPE

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Lomadee

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

UOL

Especial Fábrica de Natal

sábado, 6 de novembro de 2010

Noticias

Pesquisadores afirmam que podem gravar e analisar sonhos

A pesquisa utiliza padrões de resposta cerebral a diferentes imagens para tentar decifrar o que as pessoas sonham.

Por Daniel Pavani
Um grupo de pesquisa do Instituto de Tecnologia da Califórnia (CalTech), nos Estados Unidos, publicou ontem um artigo apresentando um dispositivo que pode ler e até gravar os sonhos, a fim de interpretá-los depois.
O sonhos sempre foram um grande mistério para o homem, que costumeiramente lhes atribuiu diferentes significados ao longo dos séculos: mensagens dos deuses, previsões para o futuro, ou apenas uma forte vontade de que algo aconteça. O chefe da equipe, Dr. Moran Cerf, afirma que o objetivo de seu estudo é entender exatamente como e por que sonhamos, coisa que até hoje não se sabe ao certo, conta o site da BBC .
Estudos durante o sono das pessoas já conseguem há algum tempo ler sua atividade cerebral, mas a única forma de poder interpretar estas atividades é perguntar à pessoa o que ela sonhou, depois que ela acorda. Dr. Cerf e seu time descobriram que neurônios específicos reagem a imagens específicas.
Assim, a equipe realizou testes com voluntários, mostrando diferentes imagens, desde Marilyn Monroe até a Torre Eiffel, registrando em um banco de dados as áreas do cérebro que reagiam às diferentes imagens. Dessa forma, durante o sono, os pesquisadores esperam conseguir fazer correlações entre as áreas ativas e o tipo de sonho que a pessoa está tendo ou, segundo as palvras do Dr. Cerf, ler a mente da pessoa.
A próxima etapa da pesquisa é monitorar o sonho destes mesmos voluntários, e a equipe está bastante confiante. Além disso, o banco de dados pode ser ampliado se o sujeito for monitorado enquanto assiste um filme, por exemplo.
Entretanto, o site PopSci destaca que talvez a maior importância deste trabalho seja o avanço tecnológico da interação entre cérebro e computador. Melhores resoluções e sensores menos invasivos podem ser a base de máquinas controladas por pensamento, no futuro.
O artigo do Dr. Cerf e seus colegas foi publicado online ontem na revista Nature (doi:10.1038/nature09510, acessível pelo atalho tinyurl.com/2alzsmw ), mas, para acessá-lo, é necessário ter uma assinatura ou adquirir o artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário